As vantagens dos Selos Verdes

on segunda-feira, 20 de junho de 2011



O selo verde é cada vez mais divulgado no mercado mundial. Produtos são divulgados como ecológicos devido a sua origem ser corretamente ecológica e não prejudicarem a natureza. Segundo Dias (2008, p.127) "no mercado mundial, está cada vez mais popularizada a publicidade "verde" em que alguns produtos são alardeados como ecológicos, por terem origem em plantações orgânicas, ou por estarem livres de substâncias agressivas ao meio ambiente, ou por não agredirem o ambiente natural, ou por outros motivos semelhantes".

Para uma maior garantia aos consumidores, a comunicação ambiental empresarial está em busca de implantar certificação de modo a garantir que as informações  passadas  ao consumidor sejam verdadeiras e que realmente os processos produtivos e os produtos sejam ecologicamente corretos. Reinaldo Dias (2008, p. 128) afirma:

As certificações e rotulagens ambientais estão se constituindo cada vez mais em garantia de que os atributos ambientais declarados sejam reais; o que é bom para o consumidor, que assim tem certeza de estar adquirindo um produto ou serviço saudável para si ou para  o ambiente natural; para o empresário , o que obtém um elemento que diferencia o seu produto em relação a outros com a mesma finalidade para a sociedade mais em geral -  ONGs, administrações públicas, organismos internacionais etc. -, que assim tem condições de identificar as organizações que contribuem ou não para atingir objetivos ambientais predeterminados.

Diante dos objetivos da certificação, podemos pensar nas vantagens que os selos verdes podem oferecer no mercado internacional.

Em um mercado onde a sustentabilidade é valorizada, esses selos tornaram-se um ponto importante na hora da escolha de um fornecedor. Essa valorização faz com que a concorrência aumente, trazendo destaque para os produtos e para a empresa que optou pela regulamentação de acordo com as regras para as certificações. De acordo com Dias (2008, p.133) "As organizações que conseguem agregar valor ecológico à sua imagem tradicional obtêm uma vantagem competitiva para seus produtos em relação à concorrência."

Ao buscarmos alguém que pudesse representar esses benefícios, encontramos a empresa Aquarela, que vem atuando no mercado de forma sustentável.

Em um cenário de concorrência globalizada em que as exigências de mercado ditam as regras e condutas de produção, a Gráfica Aquarela age e acompanha as tendências atuais apostando em sistemas que prezam pela gestão séria e enxuta do negócio. A aposta nesses sistemas por meio das certificações é, hoje em dia, uma exigência e um fator de concorrência no mercado local e internacional, o que os  torna ferramentas essenciais para a melhoria dos processos produtivos, ambientais e comerciais com vantagens para a organização e para a sociedade. Seguindo essa linha, a Aquarela foi a primeira gráfica do Brasil a conquistar a certificação ISO 9001:2000, que mantém desde então, além do Certificado Internacional de Idoneidade, Dun&Bradstreet e do Certificado FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal). A certificação FSC assegura que a Aquarela utiliza, em seus produtos gráficos, papéis oriundos de fontes economicamente viáveis, ambientalmente adequadas e socialmente justas. Somando-se a essa lista, a empresa ainda possui o Selo Verde, conquistado por conta de um trabalho sério de proteção ambiental pela adequada destinação de resíduos  industriais.

Abaixo segue uma entrevista cedida por um dos funcionários da Gráfica Aquarela, mostrando na prática as principais vantagens dos Selos Verdes na hora de ingressar o mercado internacional.

Qual a importância dos selos verdes para a empresa?
Acesso a clientes que exigem estes selos, atestado a comunidade  das preocupação com as questões ambientais, disciplinar processo internos a menos desperdício e melhor aproveitamento de recursos .

Quais as facilidades que a empresa obteve ao utilizar os selos verdes?  
Acesso a clientes que exigem este selo.

As matérias primas importadas pela empresa também possuem as certificações?
Em alguns casos. O entrave para isto é que existem diferentes selos e as matérias primas importadas , em algumas situações são certificadas por selos não reconhecidos no mercado brasileiro ou diferente daqueles em que a empresa é certificada.

Quais as facilidades e vantagens que a empresa obteve ao utilizar os selos verdes?
Acesso a clientes que exigem este selo. Diferenciação no mercado em relação ao quem não o tem.

A procura pelos serviços oferecidos pela Aquarela aumentou após as certificações?
Sim e não. No começo da certificação isto era um diferencial. Hoje grande parte dos concorrentes já é certificado e portanto o diferencial de mercado some.

Fontes:  
Livro - DIAS, Reinaldo. Marketig Ambiental - Ed. Atlas, 2008

 


0 comentários:

Postar um comentário