Certificados e Projetos Sustentáveis

on segunda-feira, 27 de junho de 2011
Fonte: Google Imagens


Selo verde, empresa, produto e projeto de sustentabilidade, esses e outros termos relacionados à Sustentabilidade são ditos com muita frequência nos últimos tempos. Mas, talvez uma grande parcela da população brasileira, apesar de ouvir constantemente sobre esse assunto, não sabe ao certo o significado desta palavra.
De acordo com o blog A odontologia do sorriso, o termo vem do latim sustentare, que significa defender, sustentar, cuidar.
Em 1972 na Conferência de Estocolmo, realizada na Suécia, foram discutidos temas sobre o meio ambiente, e a partir disso iniciou-se o pensamento de Sustentabilidade, conforme o site da biblioteca do Governo Federal.
Há três expressões que bem definem este assunto, são elas: Socialmente justo, Economicamente viável e Ambientalmente correto. Ou seja, sustentabilidade nada mais é do que um conceito social, ambiental e econômico, que visa à equidade, preservação e regularização, segundo informações do site Recanto das letras.
Um dos princípios mais conhecidos da sustentabilidade ambiental é o da preservação e proteção ambiental, mas há muitas outras questões interligadas ao termo, como, por exemplo, a melhoria e equidade na distribuição de renda, compatibilidade entre produção e consumo, acesso à ciência e tecnologia.
No campo empresarial foram criadas certificações que trabalham dentro da lógica sustentável, são os chamados selos e certificados verdes. Para cada área de atuação há um determinado selo ou certificação. Na construção civil, por exemplo, o selo chama-se Leed, já a área madeireira é certificada pelo FSC.
"Segundo o INSPER, empresas que investem em iniciativas socioambientais conseguem agregar até 15% mais valor nas suas exportações. Recentes estudos mostraram que a sustentabilidade é complementar a outras formas de diferenciação do produto, como a qualidade e a inovação." Disponível no SpaceBlog ExpoComex, por Silvânia Onça.
Em Barueri também há aquelas empresas que desenvolvem trabalho sustentável, porém não têm um selo próprio. Neste caso, como exemplo, citamos a produtora e exportadora de café, a Café Pelé, que além de ser a principal empresa brasileira exportadora do ramo, segundo informações colhidas em seu site, exporta para 76 países e disponibiliza todo o seu projeto, trabalho e qualificação sustentável em seu site. Ela desenvolveu tecnologia para a utilização da borra do café como combustível para o abastecimento das caldeiras, que geram energia em forma de vapor, além de ser ambientalmente sustentável gera uma economia de sete mil toneladas de combustível por ano.
A unidade encontrada em Barueri é a Divisão de Alimentos, que, no final dos anos 90 sofreu algumas remodelações, permitindo, além de modernidade, que o processo de produção fosse realizado com moagem a frio e torradores com emissão zero poluentes. Em 2005, recebeu um prêmio de melhor nota global das instalações no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário