Sustentabilidade gera Lucros

on segunda-feira, 27 de junho de 2011
Sustentabilidade gera Lucros

Nas últimas décadas, uma ideia tomou conta da mídia e de todas as esferas sociais, sejam políticas, empresariais e civis, a sustentabilidade. Os alertas sobre o clima, o aquecimento global, o desmatamento e o derretimento das geleiras não são previsões apocalípticas, são reais, consequências de anos de consumo desregrados. A sustentabilidade nasce da necessidade de revertê-las ou minimizá-las.
Sustentabilidade é um conceito, uma tentativa de harmonizar lucro e consumo com a utilização, preservação e manutenção de recursos ambientais e sociais.
As maiores responsáveis pela exploração e consumo, as empresas, tiveram que se adequar a essa nova ideia. Logicamente, isso tem um custo, capital, tempo e pesquisas devem ser investidos, o que pode aparecer, num primeiro momento, economicamente inviável. Porém, em longo prazo, os benefícios e os lucros valem a pena. Antes de tudo, para uma empresa ser sustentável requer planejamento, controle de investimento, recursos humanos e materiais de qualidade, ou seja, bem administradas. A imagem da empresa é mais valorizada entre clientes, consumidores, pela opinião pública, conquista mercados mais exigentes, consegue incentivos fiscais e facilidade de crédito. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu de Consumo Consciente, revelou que 37% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um preço maior por produtos ecologicamente corretos e 78%, consideram que as redes de varejo tem responsabilidade por seus fornecedores.
Além de todas essas vantagens, a empresa preservará a si própria, garantindo o uso consciente e continuo de recursos naturais que a mantém funcionando e lucrando.
Um exemplo disso é a empresa Natura. Desde sua fundação em 1969 , a sua política de produção é voltada para sustentabilidade.
Em pesquisa realizada no site institucional, temos a informação que tudo começou pela fabricação dos produtos feitos de ativos naturais .A partir de 1983 a empresa criou refis para alguns de seus produtos, que hoje representam 20% do total de vendas. O sabonete líquido de erva doce foi o primeiro, economizando 30% comparado com as embalagens originais. Em 2000, lançou a linha Natura Ekos, produzida totalmente de maneira sustentável.
Em 2010, a Natura lançou embalagens em sachê feitas de plástico verde¹ , esse material de origem vegetal, renovável é 100% reciclável , trouxe o número de 2 milhões de vendas em 2009 e repetiu em 2010.
A Natura também desenvolveu um processo chamado de vegetalização, que compreende a substituição de álcool comum, de origem fóssil por orgânico, em todas as linhas de produção. Segundo Rodolfo Gutilla, Diretor da Natura, em entrevista pela Revista Exame.
Percorrendo esse caminho sustentável a Natura chegou ao exterior. A Internacionalização da empresa se iniciou em 1982, com vendas para o mercado chileno, por meio de distribuidor terceirizado. Em 1994, os produtos chegaram a Argentina e Peru. Anos depois, filiais foram abertas nesses dois países e também na Colômbia, com produção local e processos de distribuição. Mantém distribuidoras no Chile, Peru e em 2011, no México. Na América Latina contam com mais de 26 mil colaboradoras, nos países acima citados e também a Bolívia.
Em 2005, foi inaugurada a primeira loja Natura em Paris, nos Estados Unidos o público alvo são os hispânicos, que a cada dia tem um crescimento gigantesco. Além desses mercados, tem planos de conquistar mercados como Costa Rica, Venezuela e os países do Leste Europeu.
A Natura mantém programas de capacitação nas comunidades que vivem ao entorno de suas unidades, em Cajamar, Itapecerica da Serra e Alphaville – Barueri. Esses programas são dirigidos por funcionários que estão em treinamento de liderança.
A unidade de Alphaville abriga os departamentos de Gerência de Relações com Investidores, Financeiro, TI, Jurídico, Auditoria e Gestão de Riscos, segundo entrevista Natura Nós(video institucional), uma iniciativa da Natura para criar uma comunidade online para permitir formação de novas redes e estreitar laços entre empresa, funcionários e público geral.
A Natura não para de expandir suas vendas, desde vendas internas (com consultoras e franquias), até vendas internacionais, segundo a ABEVD - Associação Brasileira de Vendas Diretas.
Com investimentos no mercado estrangeiro, além de projetar sua marca já estabelecida aqui no Brasil,sua receita liquida teve crescimento da ordem de 66% em moeda local , isso citando o último investimento no México e Colômbia,gerando crescimento de 36,3% consolidando a geração de empregos para 60 mil consultoras, segundo site institucional.
Hoje com seu capital aberto é uma das empresas mais bem avaliadas por órgãos internacionais e valorizada na Bovespa, suas ações chegam a custar em média diária R$ 47,73, segundo site BM&FBovespa.
A Natura conseguiu alcançar o maior objetivo de uma empresa, conquistou os consumidores, dentro e fora do Brasil. Sua imagem positiva e constante, consolidada aqui e projetada no exterior é reflexo do bom planejamento, administração, consciência de preservação e visão de mercado. Não são simplesmente produtos de higiene pessoal e cosméticos que são vendidos, é uma forma de pensar, de agir, de conduzir os negócios.

¹Plástico verde O polietileno verde, ou o plástico verde, é produzido a partir da cana-de-açúcar, diferente do plástico comum, que é derivado de petróleo. O plástico verde é 100% reciclável, tem a mesma versatilidade de aplicações como o plástico comum, assim como os mesmos processos e técnicas, não havendo necessidade de investimento em equipamentos para processá-lo.

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