Sustentabilidade na importação

on quinta-feira, 30 de junho de 2011

Para enterdermos o que é sustentabilidade na importação, precisamos primeiro entendermos o que são os selos verdes e quais as suas funções.

Segundo Castro, Castilho e Miranda, em texto publicado no site da ENGEPLAS ( Engenharia de reciclagem e meio ambiente ), selos verdes visam informar ao consumidor algumas características sustentáveis que o produto possui. Existem dois tipos de selos:

Selos de Fabricantes: São selos colocados pelos fabricantes, por iniciativa própria. Eles são declarações que podem indicar atributos sustentáveis de características próprias do fabricante.

Selos de Organizações Ambientais: São selos conduzidos por órgãos independentes dos fabricantes ( Organizações que regulamentam esses selos e os controlam ). Elas podem ser voluntárias ( quando a empresa toma por iniciativa própria usar os selos), ou aplicadas por terceiros, com critérios bem definidos ( quando a empresa degrada com o meio ambiente e precisa sanar esse dano de alguma forma ).
Vantagens ao usar o selo verde
Quando se fabrica ou adquire produtos com selos verdes, você agrega muitas vantagens à sua empresa. Estas são:

Facilidade na venda do produto, abatimento da carga tributária, boa imagem da empresa entre outros.

 Facilidade na venda: Foi comprovado através de
pesquisas que produtos que possuem selo verde são adquiridos mais rapidamente pelo público. Isso acontece porque hoje em dia procura-se adquirir produtos sustentáveis, como uma forma de incentivar as empresas a produzirem mais sustentavelmente.

Abatimento de carga tributária: Em parceria com o Estado, as organizações que regulamentam os selos verdes (muitas dessas até mesmo fazem parte da administração indireta) usam o abatimento de impostos como incentivo, até mesmo como forma direta de utilizar o dinheiro dos impostos para sanar o dano causado ao meio ambiente

Idealizar uma boa imagem à empresa: Empresas que produzem com selo verde tem uma “boa imagem” no mercado mundial e nacional, isso facilita a aquisição de produtos e fechamento de contratos, até mesmo porque tem empresas que só adquirem produtos com selos verdes.

Após estas informações, podemos identificar a relação dos selos verdes no cotidiano de uma empresa importadora/exportadora.Realizamos uma entrevista à Orion-PC com a finalidade de esclarecer na prática o assunto tratado.

Entrevista à Orion-PC

A Orion-PC é uma empresa nacional, localizada em Barueri, especializada na importação de placas de computador industrial e seus produtos modernizam diversos chãos de fábrica. Em entrevista aos alunos da FATEC Barueri, Edson Camilo, diretor de vendas, foi questionado quanto à sustentabilidade na fabricação destes produtos.

A Orion-PC possui algum tipo de selo sustentável em seus produtos?

Sim. A grande maioria de nossos produtos são importados da China e uma de nossas exigências é a comprovação de sua fabricação sustentável. Atualmente trabalhamos principalmente com o selo ROHS.

Fale um pouco mais sobre o selo ROHS?
 
A maioria das placas de computador possuem uma grande quantidade de Chumbo, presente na solda utilizada, que é um metal pesado e extremamente tóxico ao meio ambiente. O selo ROHS é a garantia de que este elemento foi substituído por prata ou cobre.

Por quê a Orion-PC escolheu trabalhar de forma sustentável? 

As vantagens são diversas, entre elas podemos destacar a boa imagem que a empresa adquiriu por escolher trabalhar desta forma. Além de estarmos contribuindo com o nosso planeta, conseguimos crescer no mercado com uma imagem de comprometimento com o bem estar das gerações futuras. Hoje, as empresas que não trabalham desta forma, estão automaticamente excluídas do mercado internacional e até mesmo nacional.

Os produtos que possuem selo verde são mais baratos?
Sim. O governo diminui a carga tributária sobre a importação destes produtos, funciona como uma forma de incentivo.Resumindo, traz inúmeros benefícios à empresa e consequentemente ao meio ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário