Marketing e Sustentabilidade

on quinta-feira, 30 de junho de 2011
Fonte: http://www.guiadaembalagem.com.br e http://www.planetaorganico.com.br

Sustentabilidade é a exploração de áreas ou recursos onde possam prejudicar menos o meio ambiente. A mudança quanto à conscientização envolvendo o meio ambiente vem de um longo processo, onde os acordos internacionais nas últimas décadas como o Protocolo de Quioto e o Pacto Global colocam em discussão o papel das empresas quanto ao tema sustentabilidade. Essas ações estão fazendo com que as empresas tenham outro tipo de visão, buscando então se adequar ao meio.
Com essa mudança no mundo é frequente deparar-se com a pergunta: como adequar-se e continuar tendo lucro? Como resposta a essa pergunta as empresas adotam projetos sustentáveis, de acordo com o site atitudes sustentáveis.
Com isso são criados meios de incentivos a esse tipo de prática como o ISO 14000 criado pela International Organization for Standardization (ISO) que mostra os comportamentos e ações ambientais das empresas, conforme informações apresentadas no site gestão ambiental.
Como reconhecer se a empresa ela é sustentável? Procurando nas embalagens dos produtos o selo que certifica o uso de material reciclável, procurando notícias nos sites das empresas sobre sua história e como ela produz o seu produto.
As empresas utilizam como meio de marketing o selo verde e informam no seu site como o seu produto é produzido desde os primórdios em que a empresa foi criada. Nossa pesquisa foi realizada sobre a empresa Queensberry, localizada em Barueri e produtora e exportadora de um produto sustentável, conforme consta em seu site, como propaganda de sua geléia que é: um produto orgânico cujo cultivo prevê o mínimo de impacto ao meio ambiente e não utiliza agrotóxicos e fertilizantes químicos. O solo é mais que o suporte para planta é a fonte de toda sua nutrição, isso mostra a preocupação em atingir o máximo para produtos orgânicos que é o selo BCS Öko, segundo fontes pesquisadas no site (Queensberrynews).

0 comentários:

Postar um comentário